Comportamental

Formação Gratuita a Distância

Empregados
Desempregados de Curta Duração ( Menos de 1 ano ) com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano

Cartão Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte
Certificado de Habilitações
Comprovativo de Morada (caso a formação a decorrer seja a distância)

Situação Profissional – Empregado
Cópia do último recibo de vencimento

Situação Profissional – Desempregado
Documento do Centro de Emprego comprovando a inscrição

NOTAS IMPORTANTES:
Apenas a entrega de toda a documentação de inscrição em conformidade e devidamente validada, garante a sua vaga na formação.

Formação a realizar / Elegibilidade Apoios:
Quando a formação a realizar seja presencial ou a distância totalmente síncrona, e caso o/a formando/a seja elegível para receber o apoio do Subs. Alimentação (por sessão de formação) e pretenda vir a candidatar-se para receber o mesmo, deverá referir a sua pretensão e remeter via email até à data de início da ação de formação: Declaração de horário de trabalho (se empregado) com máximo 3 meses antiguidade ou Declaração do IEFP (se desempregado), e o comprovativo da titularidade conta bancária (NIB/IBAN). A pré-inscrição realizada não obriga a entidade formadora a realizar a formação ou a selecionar o/a formando/a para a formação. Podem integrar a formação cidadãos comprovadamente residentes em Portugal continental, excluindo os que residam em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II de Lisboa e do Algarve.


Setembro 2022

A formação será realizada num dos seguintes horários: 
Manhãs: 2x /semana - Segunda e Quarta ou Terça e Quinta
Tarde: 2x /semana - Segunda e Quarta ou Terça e Quinta  

Formandos Empregados (trabalhadores por conta de outrem, por conta própria ou Empresários em Nome Individual)

Formandos comprovadamente residentes em Portugal continental, excluindo os que residam em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II de Lisboa e do Algarve.

A formação decorre integralmente na plataforma de formação a distância da Estratégia Integrada através de sessões síncronas.
As sessões síncronas realizam-se com recurso à plataforma Zoom.
Para frequentar a formação, o formando deverá possuir equipamento tecnológico com acesso à internet e ter instalada a aplicação Zoom.

NOTAS IMPORTANTES:
A pré-inscrição realizada não obriga a Estratégia Integrada a realizar a formação ou a selecionar o/a formando/a para a formação.

 

Carga Horária: 25 horas

Objetivos
Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
Caracterizar o conceito de emoção.

Conteúdos
O Stress; Conceito de stress, Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
Sinais e sintomas; Consequências negativas do stress; Medidas preventivas
Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
Como lidar com situações de agonia e sofrimento
Técnicas de auto-proteção; As emoções; Conceito de emoção
Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
Estratégias de gestão das emoções

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Carga Horária: 25 Horas

Objetivos
Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes.
Criar uma experiencia positiva no cliente.; Identificar o ciclo experiencial do cliente.
Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.
Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.

Conteúdos
Estilos de relacionamento interpessoal; Passivo; Agressivo
Manipulador; Assertivo; Inteligência emocional
Funcionamento da inteligência emocional
Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
Competências emocionais; Desenvolvimento das competências emocionais
O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
Experiência positiva no cliente; Ciclo experiencial do cliente
Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
Características de um assistente; Perfil de um assistente; Missão do serviço ao cliente
Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar
A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
O reforço da capacidade de dinamização de grupos; Estratégias de motivação de grupos
Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)

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Carga Horária: 25 Horas

Objetivos
Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
Mobilizar ativamente o potencial único de cada profissional, de forma a contribuir para a excelência no trabalho em equipa.

Conteúdos
Liderança; Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança; Diferentes estilos de Liderança
Competências necessárias à coordenação de equipas
Estratégias de mobilização da sua equipa para um desempenho de excelência
Gestão de impasses de desenvolvimento ou problemas na equipa
Trabalho em equipa; Trabalho em equipa – implicações e especificidades
Excelência no trabalho em equipa; Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
Mobilização de recursos pessoais em função da equipa
Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa

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