Ideias e oportunidades de Negócio
Formação Gratuita a Distância
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DESTINATÁRIOS
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CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE / DOCUMENTOS
Empregados
Desempregados de Curta Duração ( Menos de 1 ano ) com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano
Cartão Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte
Certificado de Habilitações
Comprovativo de Morada (caso a formação a decorrer seja a distância)
Situação Profissional – Empregado
Cópia do último recibo de vencimento
Situação Profissional – Desempregado
Documento do Centro de Emprego comprovando a inscrição
NOTAS IMPORTANTES:
Apenas a entrega de toda a documentação de inscrição em conformidade e devidamente validada, garante a sua vaga na formação.
Formação a realizar / Elegibilidade Apoios:
Quando a formação a realizar seja presencial ou a distância totalmente síncrona, e caso o/a formando/a seja elegível para receber o apoio do Subs. Alimentação (por sessão de formação) e pretenda vir a candidatar-se para receber o mesmo, deverá referir a sua pretensão e remeter via email até à data de início da ação de formação: Declaração de horário de trabalho (se empregado) com máximo 3 meses antiguidade ou Declaração do IEFP (se desempregado), e o comprovativo da titularidade conta bancária (NIB/IBAN). A pré-inscrição realizada não obriga a entidade formadora a realizar a formação ou a selecionar o/a formando/a para a formação. Podem integrar a formação cidadãos comprovadamente residentes em Portugal continental, excluindo os que residam em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II de Lisboa e do Algarve.
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CONTEÚDOS
Duração: 50h
Forma de Organização: Formação Síncrona + Assíncrona
Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
Noção de negócio sustentável
Identificação e satisfação das necessidades
Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
Conceito básico de negócio
Como resposta às necessidades da sociedade
Das oportunidades às ideias de negócio
Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
Descrição de uma ideia de negócio
Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
Formas de recolha de informação
Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
Tipo de informação a recolher
O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
Os produtos ou serviços
O local, as instalações e os equipamentos
A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
Os meios de promoção e os clientes
O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
Análise de experiências de criação de negócios
Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
Por setor de atividade/mercado
Por negócio
Modelos de negócio
Benchmarking
Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
Parceria de outsourcing
Franchising
Estruturação de raiz
Outras modalidades
Definição do negócio e do target
Definição sumária do negócio
Descrição sumária das atividades
Target a atingir
Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
Meios e recursos de apoio à criação de negócios
Serviços e apoios públicos – programas e medidas
Banca, apoios privados e capitais próprios
Parcerias
Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
Análise do negócio a criar e sua validação prévia
Análise crítica do mercado
Estudos de mercado
Segmentação de mercado
Análise crítica do negócio e/ou produto
Vantagens e desvantagens
Mercado e concorrência
Potencial de desenvolvimento
Instalação de arranque
Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
Tipos de negócio
Natureza e constituição jurídica do negócio
Atividade liberal
Empresário em nome individual
Sociedade por quotas
Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)